Como ficou sabendo deste blog?

sábado, 16 de outubro de 2010

A música na educação

Muito se fala a respeito do uso de imagens e o poder de influência que estas têm sobre a vida das pessoas, especialmente das crianças. Uma das formas de amenizar este efeito e despertar a consciência dos nossos educandos é apelar para os outros sentidos.
A música é um instrumento muito interessante, que refina a audição e pode trazer conteúdos interessantes. Neste  caso, é importante selecionar bem aquilo que se pretende proporcionar às crianças, pois tanto a letra quanto a melodia trazem informações ao ouvinte.
Trabalhar com a letra da música ajuda as crianças a darem atenção ao conteúdo daquilo que eles têm ouvido, além de mostrar a eles que estas letras são passíveis de crítica. Uma forma de trabalho interessante para isso é comparar duas letras de música que tratem do mesmo assunto: uma depreciativa e outra edificante.
A melodia também deve ser selecionada, embora muitas vezes os educadores não dêem devida importância a esse aspecto. As ondas sonoras fazem vibrar tanto nosso corpo quanto nossa alma, por isso influenciam diretamente nosso estado de espírito. Por isso, vale a pena pensar se queremos proporcionar um momento de calma ou de agitação, de tristeza ou de alegria; momentos diferentes exigem trilhas sonoras diferentes.